J. Bras. Nefrol. 2014;36(3):410-3.

Malformações fetais associadas ao uso de antagonista dos receptores de angiotensina II: Relato de Caso

Henri Augusto Korkes, Leandro Gustavo de Oliveira, Livia Berlinck, Fernanda Sampaio Goes, Antonio Fernando Allemand Borges, Gianna Mastroianni Kirsztajn, Nelson Sass

DOI: 10.5935/0101-2800.20140059

Introdução:

Os riscos relacionados à exposição de drogas durante a gestação representam um vasto capítulo na obstetrícia moderna e dados sobre a segurança de drogas anti-hipertensivas são relativamente escassos.

Relato do caso:

Paciente de 37 anos, hipertensa crônica, descobriu a gravidez com 26 semanas e 4 dias de gestação. Estava em uso regular de Losartana. Durante avaliação fetal ultrassonográfica, foi relatada a presença de grave oligoâmnio associado ao quadro de centralização fetal com alteração de ducto venoso, e, após 36 horas, verificou-se óbito neonatal. Necrópsia: Observou-se calota craniana com fontanelas amplas e ossificação deficiente. Rins levemente aumentados de volume e, à microscopia, hipodesenvolvimento de túbulos com presença de lúmen dilatado. Imunohistoquímica com expressão em túbulos distais de antígeno epitelial de membrana. Imunoperoxidade com expressão em túbulos proximais de CD 15 em células epiteliais e colapso de alguns lúmens fora observado.

Discussão:

Inibidores da conversão de angiotensina e antagonistas de receptor de angiotensina estão entre as drogas mais prescritas para hipertensão. Estas drogas são frequentemente prescritas para mulheres em idade fértil e que pretendem engravidar. Enquanto a toxicidade fetal destas, nos segundo e terceiro trimestres, já é conhecida, seus efeitos durante o primeiro trimestre foi apenas recentemente demostrado.

Conclusão:

A conscientização por parte de médicos e pacientes deve ser realizada de rotina, principalmente no que diz respeito à prescrição e utilização de drogas potencialmente teratogênicas ou fetotóxicas. Este cuidado deve ser redobrado para pacientes que estão em idade reprodutiva e que podem se tornar gestantes em uso rotineiro destas medicações.

Malformações fetais associadas ao uso de antagonista dos receptores de angiotensina II: Relato de Caso

Comentários