J. Bras. Nefrol. 2014;36(4):430-6.

Associação de hipovitaminose D com Lúpus Eritematoso Sistêmico e inflamação

Viviane Angelina de Souza, Marcus Gomes Bastos, Natália Maria da Silva Fernandes, Henrique Novais Mansur, Nádia Rezende Barbosa Raposo, Daniele Maria Knupp de Souza, Luiz Carlos Ferreira de Andrade

DOI: 10.5935/0101-2800.20140062

Introdução:

Atualmente, é descrita elevada prevalência de hipovitaminose D no Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), a qual se associa a algumas manifestações clínicas e maior atividade inflamatória.

Objetivo:

Avaliar a associação entre insuficiência de vitamina D com LES e marcadores inflamatórios.

Métodos:

Estudo transversal, tendo sido avaliados 45 pacientes com LES e 24 controles sem a doença. Níveis de 25-hidroxivitamina D [25(OH)D] menores que 30 ng/mL foram considerados insuficientes. A atividade da doença foi avaliada pelo Systemic Lupus Erythematosus Disease Activity Index (SLEDAI). Foram avaliados, ainda, proteína C reativa ultrassensível (PCRus) e interleucina-6 (IL-6) para verificação do status inflamatório. Para avaliação do envolvimento renal, foram realizados análise de elementos anormais e sedimentoscopia urinárias (EAS), hematúria e piúria quantitativas, proteinúria e depuração de creatinina em urina de 24 horas e anti-DNA de dupla hélice sérico.

Resultados:

A prevalência de insuficiência de 25(OH)D foi de 55% nos pacientes lúpicos e 8% nos participantes controles (p = 0,001). A mediana da 25(OH)D foi menor nos pacientes do que no grupo controle. Os pacientes com insuficiência de 25(OH)D apresentaram níveis mais elevados de IL-6 e maior prevalência de hematúria ao EAS. Não houve correlação entre vitamina D, nefrite lúpica e SLEDAI.

Conclusão:

Em nosso estudo, a insuficiência de vitamina D foi mais prevalente em pacientes com LES e se associou com níveis mais elevados de IL-6 e presença de hematúria.

Associação de hipovitaminose D com Lúpus Eritematoso Sistêmico e inflamação

Comentários